Assisti um filme atual em duas cores. Não se trata de um recurso artístico e nem um problema na minha televisão. Se existe algum problema, ele está em ambos os lados da tela, tanto o de dentro quanto o de fora. Afinal, foi essa nossa mania de querer tudo preto no branco que levou o filme “Mar adentro” por “água abaixo”.
Pegue um tema controverso, – no caso, a eutanásia – acrescente a ele mais uma pitada de polêmica, divida a massa, coloque cada metade de um lado (contra e a favor) e bata, ou melhor, debata. A mistura daria um resultado interessante, se não fosse um detalhe: as coisas não têm apenas dois lados. Achar que tudo pode ser dividido em certo/errado ou contra/a favor é como enfiar o mundo inteiro em duas caixas de sapato. Não cabe, não funciona, mas ainda assim continuamos tentando.
Infelizmente, personagens lineares ainda existem, mas pessoas lineares não. Por isso, quando alguém tentar te convencer de que você ou está certo, ou está errado, desconfie. Desconfie que nada é tão simples assim. Desconfie que, assim como personagens podem representar pessoas de verdade (como não é o caso de “Mar adentro”), pessoas de verdade podem representar personagens. Seja em um almoço de domingo, seja em uma tela de televisão, nós somos capazes de distinguir milhares das cores que as coisas têm. Então, reflita, por que ainda insistimos em enxergar tudo preto e branco?
quarta-feira, 26 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Parabéns pelo blogue. Cheguei aqui pela comunidade crônicas, e gostei do que vi. Sua escrita é muito eloqüente e objetiva. Quanto ao filme, não o assisti, e talvez nem pretenda. Mas você está certíssima (olha o paradoxo) quando diz que as coisas não têm apenas dois lados.
Abraços Fraternos
Adorei o post, também encontrei seu blog na comunidade do orkut.
E não tinha pensado nisso, de dois lados, interessante!
Eu amo escrever também, mas sempre contos, ou crônicas contando uma história..
um abraço!
o link do meu blog não está muito certo, se quiser, eis aqui:
www.umacocaquente.blogspot.com
Neno: eu até concorrrrrdo... Desde que o assunto nao seja sobre a minha rooooolha. Ninguem bota a mao na minha rooooooolha.
Tita: Uai.
DanThomaz
Postar um comentário